De 30 de maio a 3 de junho, terá lugar no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, o sexto encontro anual do consórcio internacional da missão espacial Euclid1. Nesta que é uma das maiores colaborações internacionais em Astronomia, e onde o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA2) coordena a participação nacional, participam 14 países europeus e os Estados Unidos, sendo este ano Portugal o país que acolhe o encontro.
A quatro anos do lançamento do satélite Euclid, previsto para 2020, quatro centenas de investigadores e engenheiros nas áreas da Física, Astrofísica e Ciências do Espaço, assim como destacados membros das agências espaciais europeia (ESA) e americana (NASA), e da indústria aeroespacial, irão reunir-se no CCB durante cinco dias, para uma visão de conjunto das atividades científicas e técnicas da missão.
Para Ismael Tereno (IA e Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa), cocoordenador nacional da missão Euclid: “A organização do encontro anual dá uma grande visibilidade à participação portuguesa reforçando o papel que vem conquistando com o seu trabalho de implementação do Rastreio de Referência3 da missão Euclid.”
António da Silva (IA e Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa) membro da direção do consórcio e cocoordenador nacional acrescenta: “A participação nacional faz parte de um acordo multilateral entre a ESA e as agências nacionais dos países participantes - a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) no caso de Portugal. A realização do principal evento anual do consórcio em Portugal demonstra também o elevado nível de internacionalização dos investigadores nos vários institutos nacionais que participam neste projeto.”
A missão Euclid, cujo nome é uma homenagem ao “pai" da geometria, tem por objetivo compreender por que razão o Universo se está a expandir de forma acelerada e qual a natureza da energia escura4 responsável por esta aceleração. Para tal, irá estudar a geometria do Universo e como a sua estrutura evoluiu nos últimos 10 mil milhões de anos, fazendo o mapeamento da distribuição das galáxias e da matéria escura5. Os resultados irão ajudar os investigadores a compreender a natureza da gravidade e da energia e da matéria escuras, e os seus papéis no passado, presente e evolução futura do Universo.
Durante o encontro do Consórcio Euclid, haverá ainda uma homenagem ao português Pedro Nunes, o matemático do século XVI que desenvolveu a geometria da esfera, com aplicações à navegação. Será apresentada no dia 31 de maio por Henrique Leitão (CIUHCT/FLUL), galardoado em 2014 com o Prémio Pessoa.
NotasWe use cookies to ensure that you get the best experience on our website, by continuing on this website you agree to the storing of cookies on your device. Learn more about our Privacy Policy.