NEWS
A Via Láctea estudada ao pormenor no Porto
2014 setembro 30

Conference poster. Copyright: IA/CAUP.

De 10 a 13 de novembro, a Biblioteca Almeida Garrett será o palco da conferência "Gaia-ESO Survey Second Science Meeting" (GES 2014), organizada pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA1). Nela estarão reunidos alguns dos maiores especialistas mundiais no estudo da nossa galáxia.

Esta conferência, que ocorre no seguimento da divulgação do segundo conjunto de dados da recém-lançada missão espacial GAIA, da Agência Espacial Europeia (ESA), tem como objetivo rever o conhecimento atual sobre a nossa galáxia, focando nos recentes resultados obtidos pela Gaia-ESO Survey (GES). A GES procura complementar os dados da recém-lançada missão espacial GAIA, com cem mil espectros de estrelas da nossa galáxia obtidos com o observatório VLT (ESO). Estes dados irão fornecer uma visão global do movimento de estrelas na Via Láctea, assim como a distribuição dos elementos químicos pelas diversas zonas da galáxia.

Portugal participa na análise dos dados desta survey, que atualmente conta com a participação de mais de 400 investigadores, oriundos de mais de 90 institutos.

Notas:

  1. As duas maiores instituições nacionais de investigação em Astronomia, CAUP e CAAUL colaboram cientificamente desde 2007. Esta união de esforços contribuiu decisivamente para tornar as Ciências do Espaço numa das áreas da investigação portuguesa de maior impacto internacional. Atualmente, as duas unidades encontram-se num processo de fusão que dará origem, ainda este ano, ao novo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA). O IA englobará cerca de 70% da investigação científica nacional na área.

Contactos:

Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Universidade do Porto Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
Fundação para a Ciência e a Tecnologia COMPETE 2020 PORTUGAL 2020 União Europeia