ABOUT IA
List of open opportunities Archive
Research Fellowship

Ref: IA2017-14-BI

Na FCiências.ID – Associação para a Investigação e o Desenvolvimento de Ciências, encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação para licenciado, no âmbito do projeto ''Overcoming today's challenges in the quest for other Earths'', ''POCI-0145-FEDER-016886'', financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDACC) no âmbito do Programa em Todos os Domínios Científicos e cofinanciado pelo FEDER, através do Programa Operacional Regional de Lisboa (POR Lisboa 2020), nas seguintes condições:

1. Área Científica: Atmosferas planetárias

2. Requisitos de admissão: Licenciatura em Física, Ciências Geofísicas ou áreas correlatas. Interesse em redução e interpretação de dados em astronomia e, em particular, na medição de ventos em atmosferas planetárias por análise de imagem a partir de sondas espaciais e a partir do solo. Serão valorizados: o conhecimento dos ambientes Matlab e IDL e prática em programação, o interesse na observação e/ou de redução de dados de objetos do Sistema Solar; o nível de conhecimentos em Ciências Planetárias, assim como um alto grau de motivação, entusiasmo e de capacidade de trabalho em equipa.

3. Fatores preferenciais: Conhecimentos em técnicas de análise de imagem. Domínio da língua inglesa falada e escrita. Interesse pela temática de cartografia e navegação de imagens obtidas por sondas espaciais planetárias.

4. Plano de trabalhos: O plano de trabalhos consiste na análise e interpretação de dados de observação astronómica tendo como base imagens obtidas pela sonda planetária Venus Express da Agência Espacial Europeia (ESA) e da sonda espacial japonesa Akatsuki com o objetivo de caracterizar a dinâmica da atmosfera do planeta Vénus. As tarefas principais consistirão:

(i) na exploração e obtenção de imagens de arquivo da missão Venus Express e da missão Akatsuki e seleção de imagens adequadas e pertinentes para o estudo subsequente;

(ii) na utilização dos dados obtidos pelo instrumento VIRTIS e VMC/VEx, e UVIS e IR2/VCO, com o objetivo de cartografar a cobertura nebulosa e caracterizar a circulação atmosférica global baseado em técnicas semiautomáticas de seguimento de nuvens;

(iii) na aprendizagem e internacionalização de técnicas semiautomáticas com base na aplicação PLIA (Hueso et al., 2010, Advances in Space Research 46, 1120-1138, DOI 10.1016/j.asr.2010.05.016);

(iv) na produção de resultados de medição de ventos e deteção/caracterização de ondas atmosféricas de gravidade na mesosfera de Vénus, sob a forma de dados formatados e respetiva descrição, com vista a integração em base de dados.

5. Legislação e regulamentação aplicável:
Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pela Lei nº 40/2004 de 18 de agosto, alterado e republicado pelo Decreto-Lei nº 202/2012 de 27 de agosto e alterado pelo Decreto- Lei nº 233/2012 de 29 de outubro, pela Lei nº 12/2013, de 29 de janeiro e pelo Decreto-Lei n.º 89/2013 de 9 de julho, Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P., em vigor (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf) e do Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da FCiências.ID aprovado em 23 de fevereiro de 2017.

6. Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, sito no Observatório Astronómico de Lisboa, edifício leste, Tapada da Ajuda, 1349-018 Lisboa, sob a orientação científica do Professor Doutor Pedro Machado.

7. Duração da(s) bolsa(s): A bolsa tem início previsto em janeiro de 2018. O contrato terá uma duração de 3 meses, e de acordo com o estipulado no Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.

8. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €745.00, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). Os Bolseiros usufruirão de um seguro de acidentes pessoais. O valor da bolsa será pago mensalmente por transferência bancária.

9. Métodos de seleção e respetiva valoração: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: avaliação curricular (30%), experiência e perfil (40%) e entrevista (30%).

10. Composição do Júri de Seleção: Drs. Pedro Machado (presidente), Nuno Santos (vogal), José Afonso (vogal), Dra. Gabriella Gilli (suplente).

11. Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida, afixada no átrio da FCiências.ID sito na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Edifício C 1 – 3.º Piso, Campo Grande, 1749-016 Lisboa, sendo o(a) candidato(a) aprovado(a) notificado através de email.

12. Prazo de candidatura: O concurso encontra-se aberto no período de 3 a 16 de janeiro de 2018.

13. Forma de apresentação das candidaturas: As candidaturas podem ser formalizadas, através de correio eletrónico machado@oal.ul.pt, acompanhadas dos seguintes documentos: Curriculum Vitae (incluindo experiência anterior em astronomia), certificado de habilitações, certificado de cadeiras feitas, outros certificados relevantes e carta de motivação.

The period for application submission has ended for this opportunity.
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Universidade do Porto Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
Fundação para a Ciência e a Tecnologia COMPETE 2020 PORTUGAL 2020 União Europeia