ABOUT IA
List of open opportunities Archive
Call for one Science and Technology Management Grants (BGCT)

Ref: IA2017-09-BGCT

Na FCiências.ID – Associação para a Investigação e o Desenvolvimento de Ciências, encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia para mestre, no âmbito da unidade de I&D Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, UID/FIS/04434/2013, financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC) através de fundos nacionais, nas seguintes condições:

1. Área Científica: Comunicação de Ciência

2. Requisitos de admissão: Os Candidatos deverão possuir, no mínimo, formação ao nível do mestrado, com uma componente em Astrofísica, e o seguinte perfil:

 - Excelente capacidade de expressão escrita e oral (língua portuguesa e inglesa)
 - Capacidade de coordenação de equipas
 - Capacidade demonstrada para organização e dinamização de atividades de divulgação e comunicação de ciência na área da astronomia/astrofísica
 - Capacidade demonstrada de coordenação de projetos de comunicação de ciência e redes internacionais em Astrofísica
 - Flexibilidade e disponibilidade horárias que permitam a participação em atividades desenvolvidas pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço
 - Disponibilidade imediata

3. Plano de trabalhos: A bolsa tem como objetivo principal a coordenação e desenvolvimento de projetos de comunicação de ciência e/ou educativos no âmbito da atividade do Grupo de Comunicação de Ciência do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço. O candidato selecionado contribuirá para um maior alcance da atividade do Instituto, coordenando a proposta, desenvolvimento e execução de atividades (nacionais e internacionais) de promoção de ciência, incluindo: sessões com investigadores e/ou alunos, palestras em escolas, palestras públicas, sessões de observação diurnas e noturnas, e a produção de conteúdos educativos nesta área do conhecimento. O candidato promoverá a ligação institucional com parceiros nacionais e internacionais. A gestão, em equipa, de redes sociais e elaboração de novas estratégias de comunicação serão também parte das funções do candidato selecionado.

4. Legislação e regulamentação aplicável: Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pela Lei nº 40/2004, de 18 de agosto, alterado e republicado pelo Decreto-Lei nº 202/2012, de 27 de agosto e alterado pelo Decreto- Lei nº 233/2012, de 29 de outubro, pela Lei nº 12/2013, de 29 de janeiro e pelo Decreto-Lei n.º 89/2013 de 9 de julho, Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P., em vigor (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf) e do Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da FCiências.ID aprovado em 23 de fevereiro de 2017.

5. Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Pólo de Lisboa do Grupo de Comunicação de Ciência do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, sob a orientação científica do seu coordenador.

6. Duração da(s) bolsa(s): A bolsa tem início previsto em outubro de 2017. O contrato com a duração inicial de 6 meses poderá ser renovado de acordo com o estipulado no Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. A renovação para além do término do presente financiamento carece de autorização prévia da FCT.

7. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante mensal inicial da bolsa poderá variar de acordo com a qualificação e experiência profissional demonstrada pelos candidatos (entre 980-1480€) conforme tabela de valores da FCT (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). O montante poderá ser atualizado, entre os valores indicados, após o primeiro ano de bolsa.

Os Bolseiros usufruirão de um seguro de acidentes pessoais e, caso não se encontrem abrangidos por qualquer regime de proteção social, podem assegurar o exercício do direito à segurança social mediante adesão ao regime do seguro social voluntário, nos termos previstos do Código dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial de Segurança Social. O valor da bolsa será pago mensalmente por transferência bancária.

8. Métodos de seleção e respetiva valoração: Os candidatos serão avaliados em duas fases. A primeira fase consistirá na apreciação curricular e elegibilidade (40%), adequação do CV e perfil do candidato ao plano de trabalhos (50%) e carta de motivação (10%). Numa primeira fase, a avaliação dos candidatos será definida com base nos critérios acima mencionados. Os candidatos selecionados nesta primeira fase com classificação superior a 70% comparecerão a entrevista para uma segunda fase de avaliação (por teleconferência ou videoconferência se necessário). Em caso de entrevista, a classificação final será a média ponderada da primeira fase com a entrevista. Os candidatos serão listados por ordem decrescente da classificação final, sendo a bolsa oferecida ao candidato do topo da lista.

9. Composição do Júri de Seleção: José Afonso (Presidente), João Lima, Nuno Santos, Alexandre Cabral (Vogais) e Daniel Folha (Vogal suplente).

10. Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista por nota final obtida, afixada no átrio da FCiências.ID sito na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Edifício C 1 – 3.º Piso, Campo Grande, 1749-016 Lisboa, sendo o(a) candidato(a) aprovado(a) notificado através de email.

11. Prazo de candidatura: O concurso encontra-se aberto no período de 25 de agosto a 7 de setembro de 2017.

12. Forma de apresentação das candidaturas: As candidaturas podem ser formalizadas, através do link abaixo, acompanhadas dos seguintes documentos: Curriculum Vitae detalhado, certificados de habilitações e carta de motivação. Deverão ser enviadas também um mínimo de duas cartas de recomendação.

The period for application submission has ended for this opportunity.
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Universidade do Porto Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
Fundação para a Ciência e a Tecnologia COMPETE 2020 PORTUGAL 2020 União Europeia