ABOUT IA
List of open opportunities Archive
Call for one Science and Technology Management Grants

Ref: IA2016-15-BGCT

Na Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, F.P. (FFCUL), encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 (uma) Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia (BGCT) para Licenciado, no âmbito da unidade de I&D Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, FIS/04434, financiado por fundos nacionais através da FCT/MEC (PIDDAC) e quando aplicável cofinanciado pelo FEDER, no âmbito do Acordo de Parceria PT2020, nas seguintes condições:
  1. Área Científica: Gestão de Ciência e Tecnologia
  2. Requisitos de admissão:Os candidatos deverão possuir formação ao nível da Licenciatura, com experiência profissional comprovada nas atividades a desenvolver e o seguinte perfil:
    • Conhecimento sobre o processo de candidatura e obtenção de financiamento, nacional e internacional, em concursos competitivos;
    • Conhecimento do Sistema Científico, Tecnológico e de Inovação Nacional e sua organização;
    • Experiência de organização e participação em reuniões, conferências e seminários de âmbito internacional;
    • Experiência de organização de atividades de promoção científica;
    • Experiência em gestão de projetos de investigação e desenvolvimento nacionais e internacionais;
    • Experiência na coordenação a nível logístico e financeiro com entidades financiadoras e coordenadoras;
    • Domínio da língua portuguesa e inglesa (falada e escrita no registo institucional);
    • Capacidade de iniciativa e desenvolvimento de tarefas autonomamente e de forma proativa;
    • Sentido de confidencialidade, responsabilidade e capacidade de comunicação ao público e de relacionamento interpessoal;
    • Excelente capacidade de planeamento e organização com vista ao cumprimento de prazos;
    • Flexibilidade e disponibilidade horárias que permitam a participação em atividades desenvolvidas pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço;
    • Disponibilidade imediata.
  3. Fatores preferenciais:
    • formação na área de Gestão de Projectos de I&D no contexto de Instituições de Investigação
  4. Plano de trabalhos: 1) apoio à realização das actividades de gestão de projectos de investigação do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, na componente financeira e de reporte interno e externo; 2) apoio à elaboração de propostas para concursos, nacionais e internacionais, a projetos do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço; 3) promoção ativa de oportunidades de colaboração relevantes; 4) participação nas atividades de comunicação institucional, societal e programas escolares; 5) apoio à organização e execução de diversas atividades (nacionais e internacionais) de promoção de ciência, incluindo: sessões com Investigadores e/ou Alunos, palestras em escolas, palestras públicas e sessões de observação diurnas e noturnas. 6) apoio aos investigadores responsáveis de projetos de I&D na execução administrativa e financeira, assegurando o cumprimento das regras do programa financiador e dos regulamentos próprios da FCT e FFCUL, nomeadamente no que respeita aos processos de aquisição de bens e serviços e contratações de bolseiros. 7) coordenação da informação sobre a execução financeira e sobre a produção científica dos projetos e outras ações de I&D ao longo e após o final do período de atividade dos projetos, com gestão de dados em plataforma científica específica;
  5. Legislação e regulamentação aplicável: Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pela Lei nº 40/2004, de 18 de agosto, alterado e republicado pelo Decreto-Lei nº 202/2012, de 27 de agosto e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012, de 29 de outubro, pela Lei nº 12/2013, de 29 de janeiro e pelo Decreto-Lei n.º 89/2013 de 9 de julho, Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P., em vigor (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT.pdf) e do Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da FFCUL aprovado em 22 de dezembro de 2014.
  6. Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no pólo de Lisboa do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, sob a orientação científica do seu coordenador. Visitas e desenvolvimento de trabalho no pólo do Porto do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, em interação com a restante equipa, serão uma possibilidade.
  7. Duração das bolsas: A bolsa tem início previsto em Novembro de 2016. O contrato terá a duração inicial de 6 meses. A renovação após o primeiro período de bolsa estará pendente de relatório de atividades apresentado. A renovação após o final de 2017, e até ao máximo estipulado no Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., estará pendente do resultado da avaliação da unidade e decisão sobre o programa de financiamento que estará em vigor após 2017.
  8. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponderá ao nível de licenciado de 745€ a 1.245€, dependendo da qualificação e experiência profissional relevante do candidato, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). Os Bolseiros usufruirão de um seguro de acidentes pessoais e, caso não se encontrem abrangidos por qualquer regime de proteção social, podem assegurar o exercício do direito à segurança social mediante adesão ao regime do seguro social voluntário, nos termos previstos do Código dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial de Segurança Social. O valor da bolsa será pago mensalmente por transferência bancária.
  9. Métodos de seleção e respetiva valoração: Os candidatos serão avaliados em duas fases. A primeira fase consistirá na apreciação curricular e elegibilidade (40%), adequação do CV e perfil do candidato ao plano de trabalhos (50%) e carta de motivação (10%).
    • Numa primeira fase, a avaliação dos candidatos será definida com base nos critérios acima mencionados. Os candidatos selecionados nesta primeira fase com classificação superior a 70% comparecerão a entrevista para uma segunda fase de avaliação (por teleconferência ou videoconferência se necessário). Em caso de entrevista, a classificação final será a média ponderada da primeira fase com a entrevista.
    • Os candidatos serão listados por ordem decrescente da classificação final, sendo a bolsa oferecida ao candidato do topo da lista.
  10. Composição do Júri de Seleção: José Afonso (presidente), Rui Agostinho (vogal), João Lima (vogal), Manuel Monteiro (vogal) e Elsa Silva (vogal).
  11. Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista por Classificação Final obtida, afixada no átrio da FFCUL sito na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Edifício C 1 – 3.º Piso, Campo Grande, 1749-016 Lisboa, sendo o(a) candidato(a) aprovado(a) notificados através de email.
  12. Prazo de candidatura: O concurso encontra-se aberto no período de 24 de outubro a 7 de novembro de 2016.
  13. Forma de apresentação das candidaturas: As candidaturas podem ser formalizadas através desta página, acompanhadas dos seguintes documentos: Curriculum Vitae detalhado, carta de motivação, cópia dos certificados de habilitações e cópia dos comprovativos relativos à experiência profissional e formação, tais como comprovativos de cursos ou estágios realizados, entre outros. Deverão ser enviadas também um mínimo de duas cartas de recomendação.


The period for application submission has ended for this opportunity.
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Universidade do Porto Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
Fundação para a Ciência e a Tecnologia COMPETE 2020 PORTUGAL 2020 União Europeia