ABOUT IA
List of open opportunities Archive
One Research Technician Fellowship

Ref: IA2019-08-BTI

Na FCiências.ID – Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências, encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Técnico de Investigação para Licenciado, no âmbito do projeto de I&D “a Generation of Earth-ANalogs Exploration Spectrographs (G.EANES)”, “POCI-01-0145-FEDER-032113 & PTDC/FIS-AST/32113/2017”, financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC) no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, do Programa Operacional Regional de Lisboa apoiada pelo FEDER e por fundos nacionais, nas seguintes condições:

1. Área Científica: Tecnologias da informação e comunicação

2. Requisitos de admissão: Os Candidatos deverão possuir, no mínimo, formação básica ao nível de Licenciatura, e o seguinte perfil:

-Excelente capacidade de expressão escrita e oral (língua portuguesa e inglesa);
-Capacidade de trabalho em equipa, autonomia e proatividade;
-Experiência comprovada em programação em PHP;
-Experiência comprovada em desenvolvimento de websites em HTML5, CSS3 e JavaScript; -Conhecimentos em gestão de bases de dados, preferencialmente em MySQL;
-Disponibilidade imediata.

3. Fatores preferenciais: Valoriza-se:

-Experiência em web design, design de interfaces e usabilidade;
-Conhecimentos na programação de websites sustentados na framework WordPress;
-Domínio das boas práticas em engenharia de software, incluindo em controlo de versões GIT.

4. Plano de trabalhos: O candidato selecionado será responsável pelo desenho e implementação de um website que fornece informações atualizadas e rigorosas (em português e inglês) sobre as pesquisas atuais na detecção de exoplanetas semelhantes à Terra. O candidato selecionado terá ainda a seu cargo o desenvolvimento de infografias interativas e atividades educativas online.

5. Legislação e regulamentação aplicável: Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pela Lei nº 40/2004, de 18 de agosto, alterado e republicado pelo Decreto-Lei nº 202/2012, de 27 de agosto e alterado pelo Decreto- Lei nº 233/2012, de 29 de outubro, pela Lei nº 12/2013, de 29 de janeiro e pelo Decreto-Lei n.º 89/2013 de 9 de julho, Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P., em vigor (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT.pdf) e do Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da FCiências.ID aprovado em 23 de fevereiro de 2017.

6. Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Pólo de Lisboa do Grupo de Comunicação de Ciência do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, sob a orientação científica do Professor Nuno Santos.

7. Duração da bolsa: A bolsa terá à duração de 6 meses não renováveis, com início previsto em maio de 2019, de acordo com o estipulado no Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.

8. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 752,38, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores).

Os Bolseiros usufruirão de um seguro de acidentes pessoais e, caso não se encontrem abrangidos por qualquer regime de proteção social, podem assegurar o exercício do direito à segurança social mediante adesão ao regime do seguro social voluntário, nos termos previstos no Código dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial de Segurança Social.

O valor da bolsa será pago mensalmente por transferência bancária.

9. Métodos de seleção e respetiva valoração: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes:
apreciação curricular e elegibilidade (40%), adequação do CV e perfil do candidato ao plano de trabalhos (50%) e carta de motivação (10%). Uma lista ordenada de candidaturas será definida pelo Júri com base nos documentos submetidos e nos critérios considerados. Serão chamados para entrevista os candidatos com classificações acima de 60%. Nesse caso, a entrevista resultará na aplicação de um fator multiplicativo entre 0.7 e 1.3 ao resultado da ordenação anterior, determinando assim a avaliação final. Os candidatos serão listados por ordem decrescente da classificação final, sendo a bolsa oferecida ao candidato do topo da lista.

10. Composição do Júri de Seleção: Alexandre Cabral (Presidente), João Retrê, Sérgio Pereira, Daniel Folha, Nuno Santos (vogais) e José Afonso (vogal suplente).

11. Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida afixada no átrio da FCiências.ID sito na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Edifício C 1 – 3.º Piso, Campo Grande, 1749-016 Lisboa, sendo o(a) candidato(a) aprovado(a) notificado através de email.

12. Prazo de candidatura: O concurso encontra-se aberto no período de 3 a 16 de maio de 2019.

13. Forma de apresentação das candidaturas: As candidaturas podem ser formalizadas através do formulário abaixo acompanhadas dos seguintes documentos: Curriculum Vitae (máximo 6 páginas, em tamanho 12 e espaçamento simples), certificado de habilitações e carta de motivação. Deverá ser enviada também pelo menos uma carta de recomendação.

NOTA: salientamos que os graus académicos obtidos em países estrangeiros necessitam de registo por uma Instituição Portuguesa de acordo com o Decreto-lei nº. 66/2018, de 16 de agosto e a Portaria nº. 33/2019, de 25 de janeiro. A apresentação do certificado é mandatória para a assinatura do contrato. Mais informação poderá ser obtida em: https://www.dges.gov.pt/pt/pagina/reconhecimento?plid=374.

The period for application submission has ended for this opportunity.
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Universidade do Porto Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
Fundação para a Ciência e a Tecnologia COMPETE 2020 PORTUGAL 2020 União Europeia