RESEARCH
<< back
Mapeamento de envolvimento público: uma via para democratizar o acesso à ciência

I. A. P. M. da Costa, A. R. Silva, F. A. L. Pires

Abstract
O projeto “CoAstro: um Condomínio de @stronomia” ativo desde 2018, encontravase limitado por falta de financiamento e recursos humanos próprios. Alavancado recentemente por alguns apoios e prémios institucionais, uma das fases do CoAstro – a “Con(s)ciência” – poderá chegar a todo o país. Esta fase inclui atividades de formação contínua de docentes, mas, igualmente, atividades para alunos e restantes elementos da comunidade educativa. No “Con(s)ciência” priorizamos a participação de comunidades municipais que, não por opção, mas por falhas na democratização do acesso à ciência, menor envolvimento espontâneo apresentam com esta área do saber. No presente trabalho apresentamos o mapeamento preliminar dos concelhos em que tal se verifica, recolhendo, igualmente, a opinião da comunidade de comunicadores de ciência, sobre os indicadores utilizados nesse mapeamento.

Para além disso, partilhou-se o modelo de intervenção projetado para os municípios mapeados, replicável em outros contextos e por outras instituições, revelando como, através das escolas, é possível democratizar o acesso à ciência, promovendo um efetivo public engagement with science and technology (PEST).

SciComPt2024 - Livro de Resumos Alargados
Ana Santos-Carvalho, Heloísa Gerardo, Inês Navalhas, Miguel Ferreira

SciComPt
2025 January

>> DOI

Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Universidade do Porto Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
Fundação para a Ciência e a Tecnologia COMPETE 2020 PORTUGAL 2020 União Europeia