Oral comunication
J. B. V. Marques, C. Prudêncio, G. Calafell
Abstract
A educação não-formal desempenha um papel importante na educação
contemporânea, trazendo diversidade e riqueza de estratégias (Marques & Freitas,
2017) e oferecendo oportunidades de aprendizado que unem necessidades
individuais e desafios sociais. Ela promove a flexibilidade, a inclusão e a autonomia
do aprendiz (Marques & Freitas, 2017), contribuindo para a formação de cidadãos
mais informados e favorecendo a leitura crítica do mundo. Marques e Marandino
(2018) evidenciam o papel desta educação na perspectiva da alfabetização científica,
apontando que ela transcende a instituição escolar, podendo ocorrer em museus,
mídia e outras instâncias.
Favorecer uma leitura crítica de mundo é um dos pressupostos para uma Educação
Científica Crítica (ECC), de acordo com especialistas em educação em ciências que
participaram numa pesquisa que produziu uma ferramenta avaliativa (FACTS) a ser
aplicada a materiais, currículos e práticas nesta perspectiva (Freitas et al, 2022). Além
deste, outros pressupostos foram apontados como centrais para o desenvolvimento
desta perspectiva educativa, como a compreensão da natureza da ciência, a educação
cidadã, o entendimento da ciência e do conhecimento científico como prática social e
cultural, interagindo com outras culturas, valores e saberes, dentre outros. Além disso, a
ECC tem como prerrogativa o desenvolvimento de habilidades como argumentação,
autonomia, solidariedade, colaboração etc. (Freitas et al, 2019).
Neste trabalho, serão apresentados resultados referentes à utilização da FACTS
para avaliar práticas educativas realizadas num ambiente não-formal de educação –
o planetário. Os planetários ocupam uma posição proeminente na educação não-
formal de astronomia (Marques et al, 2021), sendo um dos ambientes mais estudados
(Slater & Tatge, 2017). Podem desempenhar um papel importante na promoção da
ECC, oferecendo oportunidades de aprendizado e engajamento com o céu,
combinando entretenimento e educação científica. Explorando o cosmos de maneira
imersiva, os visitantes são estimulados a fazer perguntas, favorecendo o
desenvolvimento do pensamento crítico.
Assim, para este trabalho, apresentamos dois objetivos:
1) avaliar em que medida os conteúdos explorados em sessões de planetário
estão em sintonia com os pressupostos de uma ECC e, caso se aplique, quais são
os pontos em que seria possível melhorar.
2) analisar as potencialidades da FACTS como ferramenta avaliativa de práticas
educativas.
IX Seminário Ibero-Americano CTS
Aveiro, Portugal
2024 July