Foguetão espacial espera por selfie portuguesa
2019 fevereiro 21estou sempre sob as estrelas quando chove." (em inglês no original). Créditos: Vanessa Sousa Dias.">
Imagem partilhada por Vanessa Dias no Twitter em novembro de 2018 e premiada no concurso #SpaceSelfie, organizado pela Agência Espacial Europeia (ESA). Créditos: Vanessa Sousa Dias.Vista aérea das plataformas de lançamento na base espacial da ESA em Kourou, na Guiana Francesa. Créditos: ESA–Stephane Corvaja.A Agência Espacial Europeia (
ESA)
anunciou Vanessa Dias entre as quatro pessoas premiadas, a nível europeu, no concurso de fotografia
#SpaceSelfie, que decorreu durante o mês de novembro de 2018. Vanessa Dias participou na sessão
Noites no Observatório de 24 de novembro, organizada pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA
1) e, incentivada pelo anúncio ao concurso feito durante a sessão, partilhou a sua
#spaceselfie. Esta garantiu-lhe agora uma viagem a Kourou,
base de lançamentos da ESA na Guiana Francesa, para ver ao vivo o lançamento de um foguetão espacial.
No concurso #SpaceSelfie os participantes deveriam tirar uma
selfie que evocasse o Espaço e partilhá-la nas redes sociais com o
hashtag do nome do concurso. Deveriam ter também participado num dos 280 eventos no âmbito das
European Space Talks, um programa organizado em novembro em 27 países europeus e que aproximou o público de investigadores e profissionais na área do Espaço. O IA organizou três eventos
2, um dos quais a sessão
Noites no Observatório do dia 24.
“
Já tinha lido no Twitter algumas informações sobre o concurso”, disse Vanessa Dias ao IA, “
mas não tinha prestado muita atenção. Foi a menção ao concurso nas Noites no Observatório que me fez pensar no assunto.”
Com um percurso ligado sobretudo às ciências sociais e às artes, Vanessa tem no entanto um interesse de longa data na astronomia. “Sinto que o Espaço diz respeito a todos nós, na medida em que tudo aquilo que somos é também parte do Espaço.”
Perguntámos-lhe como surgiu a ideia da fotografia com que concorreu. “
Depois da sessão choveu e ao abrir o chapéu de chuva sorri, pois a verdade é que ando com chapéus com constelações e com estrelas e sempre que chove tenho o céu estrelado por cima de mim. Portanto, a ideia esteve comigo ao longo de vários anos.” Colocou-a na frase com que partilhou a fotografia, em inglês no original: “
Acabei de me aperceber de que estou sempre sob as estrelas quando chove.”
Estimulada pela atividade organizada pelo IA a 27 de julho para a observação do eclipse total da Lua, em parceria com o Museu de Lisboa – Teatro Romano, Vanessa Dias tornou-se desde setembro uma presença assídua nas Noites no Observatório, uma iniciativa mensal organizada pelo IA em parceria com o Planetário Calouste Gulbenkian-Centro Ciência Viva. Não poderia ela adivinhar que, por uma cadeia de acontecimentos, esse eclipse lunar a levará a tirar selfies com um foguetão em fundo.
Notas
- O Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) é a maior unidade de investigação na área das Ciências do Espaço em Portugal, integrando investigadores da Universidade do Porto e da Universidade de Lisboa, e englobando a maioria da produção científica nacional na área. Foi avaliado como “Excelente” na última avaliação que a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) encomendou à European Science Foundation (ESF). A atividade do IA é financiada por fundos nacionais e internacionais, incluindo pela FCT/MCES (UID/FIS/04434/2019).
- Além das Noites no Observatório de 24 de novembro, os outros eventos organizados pelo IA no âmbito das European Space Talks foram Ignite IAstro – Tomar, a 10 de novembro, e 3, 2, 1…Descolagem!!, no Planetário do Porto-Centro Ciência Viva, também no dia 24.
Contactos
Vanessa Dias
Grupo de Comunicação de Ciência
Sérgio Pereira
Ricardo Cardoso Reis
João Retrê (Coordenação, Lisboa)
Daniel Folha (Coordenação, Porto)