Pela primeira vez, a União Astronómica Internacional (IAU1) abriu uma votação pública para batizar 20 sistemas planetários. Nesse lote está o sistema mu Arae, no qual um dos exoplaneta foi descoberto2 por uma equipa internacional, liderada pelo investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA3) Nuno Cardoso Santos.
Para Nuno Cardoso Santos (IA e Universidade do Porto): “Um sistema planetário com nomes lusitanos faria justiça ao trabalho nesta área desenvolvido em Portugal, que é reconhecido internacionalmente. Talvez mais importante, ajudaria a reforçar a perceção positiva sobre a qualidade e o impacto da ciência que se faz no nosso país, em particular na área das ciências do espaço."
Como homenagem, o Planetário do Porto – Centro Ciência Viva submeteu nomes da cultura portuguesa para o concurso da IAU NameExoWorlds, que tem como objetivo celebrar o vigésimo aniversário da descoberta do primeiro exoplaneta. O IA junta-se à homenagem, promovendo uma campanha internacional de apelo ao voto nos nomes portugueses. Se for a candidatura mais votada, a estrela Mu Arae passará a chamar-se Lusitânia, e os seus planetas, Adamastor, Esperança, Caravela e Saudade.
Veja como votar na candidatura portuguesa emSe for a candidatura mais votada, a estrela Mu Arae passará a chamar-se Lusitânia, e os seus planetas, Adamastor, Esperança, Caravela e Saudade.
José Afonso (IA e Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa) comenta: “Esta é uma oportunidade única de afirmar a cultura portuguesa para além do nosso planeta, batizando pela primeira vez, ‘em português’, um dos novos sistemas planetários - uma homenagem a um povo e a uma cultura que é ainda mais adequada quando consideramos a contribuição portuguesa para a descoberta e caracterização deste Sistema. E, quem sabe, talvez num futuro não muito distante os nossos descendentes assistam ao desembarque de colonizadores humanos nas ‘costas’ do planeta Esperança e se recordem da origem do seu nome”.
Situado a cerca de 50 anos-luz da Terra, o sistema planetário mu Arae tem quatro exoplanetas conhecidos, em órbita da estrela, visível a olho nu na constelação do Altar.
A votação decorre até às 23h59 do dia 31 de Outubro de 2015 (Hora de Portugal Continental).
NotasWe use cookies to ensure that you get the best experience on our website, by continuing on this website you agree to the storing of cookies on your device. Learn more about our Privacy Policy.