Science and Technology Management GrantRef: IA2017-13-BGCT
O
Centro de Investigação em Astronomia/Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP), abre concurso para a atribuição de 1 (uma) Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia (BGCT) para Licenciado ou Mestre, no âmbito da unidade de I&D Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, FIS/04434, financiado por fundos nacionais através da
FCT e cofinanciado pelo FEDER, no âmbito do COMPETE2020 - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização e do Acordo de Parceria PT2020 (refª: POCI-01-0145-FEDER-007672).
O Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) reúne mais de dois terços de todos os investigadores que trabalham em Ciências Espaciais, em Portugal, e é responsável por uma fração ainda maior da produtividade nacional em revistas internacionais do ISI nesta área. O esforço de investigação e desenvolvimento no IA inclui a maioria dos tópicos na vanguarda da pesquisa em Astrofísica e Ciências Espaciais, complementado por trabalho sobre sistemas de instrumentação e com potencial de uso em Astronomia e Astrofísica.
1. Requisitos de admissão: - Os candidatos deverão possuir formação ao nível da Licenciatura, preferencialmente nas áreas da Astronomia/Astrofísica, Engenharia Informática ou afins;
- Domínio da língua portuguesa e inglesa (falada e escrita no registo institucional).
2. Fatores preferenciais:
- Capacidade de iniciativa e desenvolvimento de tarefas autonomamente e de forma proactiva;
- Excelente capacidade de planeamento e organização;
- Sentido de confidencialidade, responsabilidade, capacidade de comunicação e relacionamento interpessoal;
- Experiência nas áreas de administração de sistemas;
- Bons conhecimentos de sistemas operativos;
- Conhecimentos de desenvolvimentos de software aplicado à instrumentação em Astronomia/Astrofísica;
- Flexibilidade e disponibilidade horária que permitam a participação em atividades desenvolvidas pelo IA;
- Disponibilidade imediata.
3. Plano de trabalhos:
- apoio na manutenção dos sistemas informáticos;
- apoio ao utilizador;
- desenvolvimento de software para aplicação em pipelines de redução de dados;
- elaboração de relatórios e documentos de apoio.
4. Legislação e regulamentação aplicável: Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia em vigor (
http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf) e
Estatuto do Bolseiro de Investigação Cientifica (Lei nº 40/2004 de 18 de Agosto).
5. Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no IA, no Porto. Visitas e desenvolvimento de trabalho no IA, em Lisboa, em interação com a restante equipa, serão uma possibilidade.
6. Duração das bolsas: A bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto em janeiro de 2018. A renovação da bolsa estará pendente de relatório de atividades apresentado. A renovação, até ao máximo estipulado no Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., estará pendente do resultado da avaliação da unidade e decisão sobre o programa de financiamento que estará em vigor após 2018.
7. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante mensal da bolsa poderá variar de acordo com a qualificação e experiência profissional demonstrada pelos candidatos (Licenciado: 745-1245€, Mestre: 980-1480€) conforme tabela de valores da FCT (
http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). Ao valor do subsídio acresce o seguro social voluntário correspondente ao primeiro escalão, caso o candidato opte pela sua atribuição, bem como o seguro de acidentes pessoais. O valor da bolsa será pago mensalmente por transferência bancária.
8. Métodos de seleção e respetiva valoração: Os candidatos serão avaliados em duas fases. A primeira fase consistirá na apreciação curricular e elegibilidade (40%), adequação do CV e perfil do candidato ao plano de trabalhos (50%) e carta de motivação (10%). Os candidatos selecionados, com classificação superior a 70%, comparecerão a entrevista para uma segunda fase de avaliação (por teleconferência ou videoconferência se necessário). Neste caso, para os candidatos que passarem à fase de entrevista, a primeira componente de avaliação pesará 60& e a entrevista pesará 40%.
Os candidatos serão listados por ordem decrescente da classificação final, sendo a bolsa oferecida ao candidato do topo da lista. O júri poderá não atribuir a bolsa caso não seja encontrado candidato com o perfil adequado.
9. Composição do Júri de Seleção: João Lima (presidente),
José Afonso,
Nuno Santos,
Filipe Gameiro,
Manuel Monteiro.
10. Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os candidatos serão notificados por e-mail do resultado do concurso.
11. Prazo de candidatura: O concurso encontra-se aberto no período de 15 a 31 de dezembro de 2017.
12. Forma de apresentação das candidaturas: As candidaturas são formalizadas usando o formulário a baixo e devem conter:
- carta de motivação;
- Curriculum Vitae detalhado;
- certificados de habilitações;
- comprovativos relativos à experiência profissional (opcional);
- comprovativos de cursos ou estágios realizados (opcional);
- listagem das unidades curriculares e respetivas notas (opcional);
- cartas de recomendação (opcional).
Para mais informações contactar o Dr.
Manuel Monteiro.
Data de Publicação28 novembro 2017
The period for application submission has ended for this opportunity.