Call for one Science and Technology Management Grants (BGCT)Ref: IA2017-09-BGCT
Na
FCiências.ID – Associação para a Investigação e o Desenvolvimento de Ciências, encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia para mestre, no âmbito da unidade de I&D Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, UID/FIS/04434/2013, financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC) através de fundos nacionais, nas seguintes condições:
1. Área Científica: Comunicação de Ciência
2. Requisitos de admissão: Os Candidatos deverão possuir, no mínimo, formação ao nível do mestrado, com uma componente em Astrofísica, e o seguinte perfil:
- Excelente capacidade de expressão escrita e oral (língua portuguesa e inglesa)
- Capacidade de coordenação de equipas
- Capacidade demonstrada para organização e dinamização de atividades de divulgação e comunicação de ciência na área da astronomia/astrofísica
- Capacidade demonstrada de coordenação de projetos de comunicação de ciência e redes internacionais em Astrofísica
- Flexibilidade e disponibilidade horárias que permitam a participação em atividades desenvolvidas pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço
- Disponibilidade imediata
3. Plano de trabalhos: A bolsa tem como objetivo principal a coordenação e desenvolvimento de projetos de comunicação de ciência e/ou educativos no âmbito da atividade do Grupo de Comunicação de Ciência do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço. O candidato selecionado contribuirá para um maior alcance da atividade do Instituto, coordenando a proposta, desenvolvimento e execução de atividades (nacionais e internacionais) de promoção de ciência, incluindo: sessões com investigadores e/ou alunos, palestras em escolas, palestras públicas, sessões de observação diurnas e noturnas, e a produção de conteúdos educativos nesta área do conhecimento. O candidato promoverá a ligação institucional com parceiros nacionais e internacionais. A gestão, em equipa, de redes sociais e elaboração de novas estratégias de comunicação serão também parte das funções do candidato selecionado.
4. Legislação e regulamentação aplicável: Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pela Lei nº 40/2004, de 18 de agosto, alterado e republicado pelo Decreto-Lei nº 202/2012, de 27 de agosto e alterado pelo Decreto- Lei nº 233/2012, de 29 de outubro, pela Lei nº 12/2013, de 29 de janeiro e pelo Decreto-Lei n.º 89/2013 de 9 de julho, Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P., em vigor (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf) e do Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da FCiências.ID aprovado em 23 de fevereiro de 2017.
5. Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Pólo de Lisboa do Grupo de Comunicação de Ciência do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, sob a orientação científica do seu coordenador.
6. Duração da(s) bolsa(s): A bolsa tem início previsto em outubro de 2017. O contrato com a duração inicial de 6 meses poderá ser renovado de acordo com o estipulado no Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. A renovação para além do término do presente financiamento carece de autorização prévia da FCT.
7. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante mensal inicial da bolsa poderá variar de acordo com a qualificação e experiência profissional demonstrada pelos candidatos (entre 980-1480€) conforme tabela de valores da FCT (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). O montante poderá ser atualizado, entre os valores indicados, após o primeiro ano de bolsa.
Os Bolseiros usufruirão de um seguro de acidentes pessoais e, caso não se encontrem abrangidos por qualquer regime de proteção social, podem assegurar o exercício do direito à segurança social mediante adesão ao regime do seguro social voluntário, nos termos previstos do Código dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial de Segurança Social. O valor da bolsa será pago mensalmente por transferência bancária.
8. Métodos de seleção e respetiva valoração: Os candidatos serão avaliados em duas fases. A primeira fase consistirá na apreciação curricular e elegibilidade (40%), adequação do CV e perfil do candidato ao plano de trabalhos (50%) e carta de motivação (10%). Numa primeira fase, a avaliação dos candidatos será definida com base nos critérios acima mencionados. Os candidatos selecionados nesta primeira fase com classificação superior a 70% comparecerão a entrevista para uma segunda fase de avaliação (por teleconferência ou videoconferência se necessário). Em caso de entrevista, a classificação final será a média ponderada da primeira fase com a entrevista. Os candidatos serão listados por ordem decrescente da classificação final, sendo a bolsa oferecida ao candidato do topo da lista.
9. Composição do Júri de Seleção: José Afonso (Presidente), João Lima, Nuno Santos, Alexandre Cabral (Vogais) e Daniel Folha (Vogal suplente).
10. Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista por nota final obtida, afixada no átrio da FCiências.ID sito na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Edifício C 1 – 3.º Piso, Campo Grande, 1749-016 Lisboa, sendo o(a) candidato(a) aprovado(a) notificado através de email.
11. Prazo de candidatura: O concurso encontra-se aberto no período de
25 de agosto a 7 de setembro de 2017.
12. Forma de apresentação das candidaturas: As candidaturas podem ser formalizadas, através do link abaixo, acompanhadas dos seguintes documentos: Curriculum Vitae detalhado, certificados de habilitações e carta de motivação. Deverão ser enviadas também um mínimo de duas cartas de recomendação.
The period for application submission has ended for this opportunity.